A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Ceará, (SBOT-CE), realizou nos dias 14 a 16 de Setembro de 2023, o XXV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE 2023), e o IV Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará.


Durante eles, especialistas de todo o país abordaram temas relevantes da especialidade com enfoque em TRAUMA ORTOPÉDICO.


Na ocasião, ocorreram ainda dois importantes cursos: "Técnicas Modernas e Avanços em Cirurgia da Coluna Vertebral" e "Princípios de Anatomia Ultrassonográfica do Sistema Musculoesquelético".  Unindo a segunda edição da corrida MovimenTO, com distâncias de 3km e 6km, além do fórum de políticas médicas.


A iniciativa aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, reuniu cerca de 250 participantes, segundo a organização do evento.


O XXV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará premiou aqueles que se destacaram na apresentação dos seus trabalhos científicos durante o evento.


Receberam a comenda de melhores temas livres (apresentação oral).


- AS TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES E OS MECANORRECEPTORES EM POLIAS ANELARES DE TENDÕES FLEXORES NAS MÃOS – UM ESTUDO POR IMUNOFLUORESCÊNCIA E MICROSCOPIA CONFOCAL A LASER. Autores: Sângelo André Ribeiro Abreu , João Antônio Soares de Sousa , Rafael Patrocínio de Paula Costa , Maria Luzete Costa Cavalcante , João Pedro Barreto Rocha , Antônio Anderson Fonseca de Sousa , Marcus Vinicius Macedo Oliveira. Instituição: Universidade Federal do Ceará – UFC.


- ESTUDO DOS MECANORRECEPTORES E TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES DO COMPLEXO LIGAMENTAR LATERAL DO COTOVELO COM IMUNOFLUORESCÊNCIA E MICROSCOPIA CONFOCAL. Autores: Rafael Patrocínio de Paula Costa , Maria Luzete Costa Cavalcante , Sângelo André Ribeiro Abreu , Marcos Rainier de Brito Felipe , João Pedro Barreto Rocha , João Antonio Soares de Sousa , Leonardo Miranda Lustosa , Antonio Anderson Fonseca de Sousa , Marcus Vinicius Macedo Oliveira. Instituição: Universidade Federal do Ceará.

- O melhor trabalho categoria E-pôster:


PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES VÍTIMAS DE COLISÃO ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) EM FORTALEZA-CE, BRASIL, DE 2018 A MAIO DE 2023. Autores: Mateus Gomes de Oliveira , Geovana Cristina Silva de Sousa , Felipe Vasconcelos Bastos , Amanda Gomes Barros Maia , Paulo Henrique Diógenes Vasques , Cláudio Roberto Freire de Azevedo , Wilcilene Oliveira dos Santos , Gabriel dos Santos Dias Soares Instituição: Universidade Estadual do Ceará - UFC


A SBOT-CE está profundamente feliz e realizada com a realização do evento, uma experiência única que trouxe momentos de trocas valiosas de conhecimentos e experiências!


Agradecemos a todos os congressistas e parceiros pela participação ativa no nosso Congresso.


Que venha o COTECE 2024, já estamos ansiosos!