A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Ceará, (SBOT-CE), realizou nos dias 29 de setembro, 30/09 à 01/10, o XXIV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE 2022), ação que dissemina as práticas do segmento no estado por meio de palestras e debates com profissionais renomados do Brasil.

A iniciativa, que aconteceu no Hotel Gran Marquise, reuniu cerca de 250 participantes, segundo a organização do evento.

Na ocasião, aconteceu também o I Congresso Cearense de Reconstrução Articular, momento de aprofundamento nas técnicas médicas que envolvem a temática, e o III Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (COLIG/CE), direcionado para residentes e acadêmicos de medicina. Unindo a primeira edição da corrida MovimenTO, com distâncias de 3km e 6km, o TECNOSBOT, happy hour científico dentro do COTECE, além do fórum de políticas médicas.


O XXIV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE 2022) premiou aqueles que se destacaram na apresentação dos seus trabalhos científicos durante o evento e também durante o III COLIG.

Confira os projetos intitulados:

- SÍNDROME COMPARTIMENTAL CRÔNICA NA PERNA – RELATO DE CASOS, autoria de Flávio Henrique Macêdo Pinto e Marcos Antônio da Silva Girão. Receberam a comenda de melhor tema livre.

- FIXAÇÃO POSTERIOR CURTA PARA FRATURAS DA COLUNA TÓRACO-LOMBAR, autoria de Guilherme Moura Colares, Fernando A. M. Façanha Filho, Francisco Valmir Fernandes, Romero Pinto de O. Bilhar e Lucas Silveira do Nascimento. Receberam a comenda de segundo melhor tema livre.

- O melhor trabalho categoria E-pôster foi: DESCRIÇÃO DE TÉCNICA POR RETALHO DE "KEYSTONE" EM SARCOMA SINOVIAL DO PÉ REALIZADO EM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ONCOLOGIA INFANTIL DO CEARÁ, autoria de Bruno Araujo Rocha, Carlos Germano Bringel Ferreira, Francisco Socorro Rocha, Claudio Sousa Prado Filho, Renan Mourão Ribeiro e Francisco Andrade Neto.

No COTECE 2022, aconteceu também a eleição da Nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Ceará (SBOT-CE), para o Biênio 2023/2024.

Foi eleita a primeira presidente mulher da Sociedade, Dra. Christine Maria Muniz Silva, com a Chapa Antônio Eusébio (In memoriam), e como vice-presidente, Dr. Rafael Gomes Leitão.

Um novo caminho repleto de excelentes realizações está por vir!

A SBOT-CE está profundamente feliz e realizada com a realização do evento, uma experiência única que trouxe momentos de trocas valiosas de conhecimentos e experiências!

Agradecemos a todos os congressistas e parceiros pela participação ativa no nosso Congresso.

Que venha o COTECE 2023, já estamos ansiosos!