Encontros com abordagem prática dos assuntos, os módulos hands-on foram o grande diferencial da programação do XX Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (XX COTECE). Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) no Atlântico Hall, localizado no Marina Park Hotel, o evento contou ainda com aulas sobre atualizações em trauma do membro superior e em lesões de cartilagem e traumas complexos em tornozelo e pé.

O mais importante evento científico promovido anualmente pela SBOT-CE teve entre os palestrantes convidados o presidente da SBOT-RJ, Marcos Norberto Giordano, o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Alberto Naoki Miyazaki, e os professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Marco Demange e Osny Salomão.

Márcio Bezerra Gadelha Lopes, autor principal e apresentador, recebeu o prêmio que homenageou o 17º presidente da SBOT-CE, Manuel Bomfim Braga Júnior, pelo e-Pôster “Fratura Atípica de Tíbia Tratada com Osteossíntese Associada a Artroplastia Total do Joelho”, elaborado juntamente aos especialistas Leonardo Heráclio do Carmo Araújo, Marcos Rainier de Brito Felipe e Marcus Henrique Bezerra Gadelha Lopes.

Já o melhor Tema Livre, que recebeu o prêmio Henrique Mota Neto, foi o trabalho “Bioenxerto Xenogênico Desmineralizado: Avaliação da Osteoindução em Ratos”, de autoria de Sidney Wendell Goiana Silva, Valcledes Nascimento Oriente, Eládio Pessoa Andrade Filho e Júlio César Chagas e Cavalcante.

O XX COTECE teve também programação esportiva e social com a realização do III SBOT Open de Tênis, do qual participaram o 1º Tesoureiro e o membro da Comissão Científica da SBOT-CE, respectivamente, Renato Fontenele e Maximiliano Porto, e os especialistas Alan Arruda, Bruno Nogueira e Valberto Porto Filho. O primeiro lugar ficou com Maximiliano Porto e o segundo lugar com Valberto Porto Filho. O evento foi encerrado com uma feijoada animada pela banda Cutuca a burra, do especialista Eusébio Rocha. A confraternização de encerramento foi promovida pelo Laboratório Apsen, que realizou sorteio de dois kits, um com cervejas especiais e outro com vinhos especiais, e de uma cafeteira de café expresso. Os felizardos foram Sidney Wendell Goiana Silva e os membros do Conselho Fiscal e da Comissão Científica da SBOT-CE, respectivamente, Fernando Façanha Filho e Paulo Colares.

Eleição

Durante o evento, foi eleita a 22ª Diretoria da SBOT-CE, a atuar no biênio 2016-2017 e que é compota por Tiago de Morais Gomes, como presidente; Renato Fernandes Fontenele, como vice-presidente; Leonardo Heráclio do Carmo Araújo, como 1º Secretário; Davi Moshe Leopoldo Lopes, como 2º Secretário; Maximiliano Aguiar Porto, como 1º Tesoureiro; e Leonardo Rocha Drumond, como 2º Tesoureiro. A Comissão Científica será formada pelos especialistas Clodoaldo José Duarte de Souza, Francisco Andrade Neto e Romero Pinto de Oliveira Bilhar. Já a Comissão de Ética, por João Bosco Sales Nogueira, José Atualpa Pinheiro Júnior e Valberto Barbosa Porto Filho. Foram eleitos como membros efetivos do Conselho Fiscal Antônio Carlos Delgado Sampaio, Eduardo Guedes Fernandes, Francisco José Sales de Vasconcelos e, como membros suplentes, Carlos Romulo Morano Marques, Thiago Aguiar Cavalcante de Oliveira e Vandick de Queiroz Germano.

Além disso, foram escolhidos ainda no XX COTECE os especialistas que serão homenageados na confraternização anual da ortopedia cearense por se destacarem na atuação profissional: Henrique Mota Neto e Fernando Façanha Filho serão homenageados pela SBOT-CE e Francisco Machado pela Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE).