Marcado por eventos científicos de grande peso, o ano de 2013 tinha que ser encerrado também com um encontro de fundamental importância para a atualização de conhecimento dos especialistas cearenses: o Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE).

Em sua décima sétima edição, o maior evento científico realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) promoveu a troca de experiências e a confraternização entre os especialistas. Com 210 participantes, o XVII COTECE contou com aulas de palestrantes locais com reconhecida experiência e de outros estados, como o Dr. Eduardo Benegas (SP), o Dr. Emerson Kiyoshi Honda (SP), o Dr. João Matheus Guimarães (RJ) e o Dr. Luiz Antônio Munhoz da Cunha (PR). Os temas escolhidos foram aqueles que mais dizem respeito à realidade de trabalho dos ortopedistas, como o trauma ortopédico, a artroplastia e a ortopedia no idoso.

Como em todos os anos, durante o evento foram eleitos os especialistas a serem homenageados na tradicional festa de fim de ano da ortopedia cearense, promovida pela SBOT-CE juntamente com a Cooperativa dos Médicos em Traumatologia e Ortopedia do Ceará (COOMTOCE): o Dr. Agripino Rodrigues Gomes Magalhães e o Dr. Francisco José Sales de Vasconcelos vão receber a medalha da Ordem Cearense do Mérito em Ortopedia e Traumatologia; e o Dr. Miguel Ricardo Barbosa Moraes vai ser laureado com a menção honrosa da COOMTOCE.

O Prof. José Alberto Dias Leite foi homenageado na cerimônia de encerramento do Congresso. O prêmio de melhor trabalho de Tema Livre no XVII COTECE levou seu nome e foi entregue ao Dr. Francisco Andrade Neto, autor do trabalho “O uso da endoprótese não convencional: experiência de 14 anos”, que também é de autoria do Dr. Manuel Joaquim Diógenes Teixeira, do Dr. Leonardo Heráclio do Carmo Araújo, do Dr. Samuel Magalhães da Silva e do Dr. Rômulo Pedroza Pinheiro.

A programação social do Congresso foi garantida com uma feijoada de encerramento com música ao vivo da banda “De blues em quando”, liderada pelo especialista Dr. Diogo Farias.