O ano de 2015 é um ano duplamente marcante para a ortopedia cearense: a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) comemora 80 de fundação em 19 de setembro e, antes disso, a SBOT-CE completa 50 anos de uma trajetória de destaque no dia 8 de junho. No ano de seu jubileu, a diretoria da SBOT-CE trabalha para celebrar de várias maneiras esta data tão especial.

Lançamento do livro com o registro histórico da SBOT-CE, homenagem na Assembleia Legislativa e realização do o XIX Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE) em um resort são alguns dos eventos previstos na programação que pretende marcar este ano tão importante para os especialistas que atuam no Ceará.

Sbot---cartaz

O XIX COTECE é presidido pelo Dr. Ronaldo Silva de Oliveira, 19º presidente da SBOT-CE, que já se dedica arduamente para garantir o sucesso do evento. Os principais temas a serem abordados serão “Casos comuns no consultório”; “Casos comuns na emergência”; e “Reconstrução articular”.

Entre os palestrantes confirmados estão o diretor do Instituto Nacional de Traumatologia (INTO), Dr. João Antônio Matheus Guimarães; o presidente da SBOT Nacional, Dr. Marco Antonio Percope de Andrade; e o presidente da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Dr. Sérgio Delmonte Alves.

Acompanhe, a seguir, uma breve conversa com Dr. Ronaldo.

1) O senhor tem uma forte relação com a SBOT-CE. Como recebeu o convite para presidir o COTECE em 2015?

É verdade. Tenho uma forte ligação com a SBOT-CE. Durante anos, semanalmente me acostumei a frequentar as reuniões das quinta à noite na sede de nossa sociedade. Esse convívio me levou a muitos aprendizados. Confesso que minha intenção era, após um ano de grandes emoções, ficar um pouco afastado das atividades que me levassem a ter responsabilidades na SBOT. Mas uma das coisas que ganhei ao longo dos anos foram os amigos e, dentre muitos, destaco o atual presidente Henrique César e o seu pedido me fez repensar essa intenção.

Ano passado, durante o XVIII COTECE, o comunicava de minha dificuldade em frequentar o evento, pois naqueles dias, ao realizar exames, diagnostiquei a presença de um Mixoma Atrial o que me levou, poucos dias depois, a realizar uma intervenção cirúrgica e no mesmo ato ele me disse que no ano seguinte, de coração novo, eu seria presidente do Congresso. Após ter meu nome aprovado na reunião, nada me restava senão abraçar a causa e colaborar com essa instituição importante para todos nós, traumato-ortopedistas cearenses.

2) É possível adiantar alguma coisa sobre o evento?

Sem dúvidas! Uma grande novidade é o local e o formato do evento. Faremos o congresso no Hotel Dom Pedro Laguna, local próximo, no Eco-Resort Aquiraz Riviera, agradabilíssimo recanto onde poderemos, em um formato de imersão, ter um evento em que o conteúdo científico se associe à grande oportunidade de um congraçamento entre colegas de especialidade a desfrutar de uma programação social que, entre outras coisas, comemorará os nossos 50 anos.

3) Qual a sua expectativa?

Minha expectativa é de que os colegas nos apoiem e participem maciçamente de nosso congresso. Que possam aproveitar essa oportunidade ímpar de juntos discutirmos nossa especialidade e os desafios que se avizinham, que possamos divulgar o trabalho que realizamos e aproveitarmos a beleza da natureza que temos no resort e bem festejarmos o nosso jubileu.

4) Além de se dedicar à organização do XIX COTECE e a seus pacientes, quais suas outras atividades atualmente?

Outro desafio me foi lançado por alguns colegas. Ao longo dos últimos anos, me convidaram algumas vezes a participar de eleições na Unimed Fortaleza para ser membro do Conselho Fiscal. Não aceitei primeiro, pois sempre defendi que o Conselho Fiscal da Unimed Fortaleza deveria ser eleito por votação individual de participantes e não através de uma chapa com nomes.

Sempre acreditei que isso propiciaria uma eleição de membros com um perfil de independência, a meu ver de extrema necessidade para que o trabalho de fiscalização se fizesse de maneira correta e efetiva. Com a mudança do estatuto e a eleição sendo feita da maneira que defendia, mais uma vez lançaram o meu nome para que pudesse representar a ortopedia. Aceitei esse novo desafio e sou candidato, único ortopedista, na eleição do dia 31 de março.

Nesse ano de 2015, completarei 15 anos como cooperado da Unimed Fortaleza. Em minha especialidade, já ocupei cargos diretivos tanto em nossa cooperativa (COMTOCE) bem como na Sociedade (SBOT-CE) e me sinto preparado para realizar um trabalho sério e independente de fiscalização. Pretendo zelar pela idoneidade e eficácia da gestão patrimonial de nossa cooperativa, a fim de que a Unimed Fortaleza cumpra seu papel de fornecedora de trabalho com remuneração digna. Conto com o apoio de todos!

Ronaldo Silva de Oliveira Presidente do XIX COTECE

Ronaldo Silva de Oliveira
Presidente do XIX COTECE