Ortopedistas alertam que consumo exagerado de álcool não causa somente acidentes no trânsito

Que o consumo de bebida alcoólica combinado à direção contribui significativamente para a ocorrência de acidentes no trânsito é fato. Com excesso de velocidade, então, é praticamente fatal. Para alertar a população sobre a importância da diminuição no número de acidentes durante o feriado de Carnaval, principalmente a partir da conscientização para os perigos de dirigir alcoolizado, a Associação Cearense de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-CE), realiza, nesta semana, ações da campanha “Carnaval sem Traumas: Álcool e volante, uma mistura que não dá samba”, lançada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT Nacional). Em 2016, foram registrados 92 acidentes, com 15 mortes (uma a mais do que em 2015), em rodovias estaduais e federais do Ceará, durante o feriadão de Carnaval, entre a sexta-feira, dia 5 de fevereiro, até a quarta-feira, 10 de fevereiro.

Na próxima quinta-feira (23/02), a partir das 16 horas, especialistas em ortopedia e traumatologia estarão na Praia de Iracema, onde abordarão motoristas e pedestres com a distribuição de fôlderes que trazem medidas que todo cidadão deve adotar para fazer a sua parte e evitar acidentes no Carnaval. O folheto traz as seguintes orientações com sendo “os mandamentos do folião nota 10”: respeitar as normas de trânsito, os pedestres e demais motoristas; ficar atento ao volante; rever os itens de segurança antes de uma viagem; utilizar os equipamentos de proteção, como capacetes e cinto de segurança; transportar as crianças adequadamente no banco de trás; não ultrapassar os limites de velocidade; e, principalmente, não dirigir depois de beber. Confira fôlder aqui

“Vamos fazer também um alerta importante sobre dirigir e falar ao celular simultaneamente, prática que, infelizmente, é comum entre motoristas. Segundo uma pesquisa feita pela SBOT, o celular é extremamente perigoso quando utilizado pelo motorista, pois dirigir e falar ao celular aumenta em quatro vezes o risco de um acidente. Digitar mensagens é ainda pior: eleva em 23 vezes a possibilidade de uma colisão ou atropelamento”, ressalta o presidente da SBOT-CE, Tiago de Morais Gomes.

O fôlder desfaz ainda alguns mitos: mostra que o álcool não é estimulante, como se diz, mas atua inibindo a timidez, afirma que o café não altera o estado de embriaguez, nem um banho frio reduz imediatamente os efeitos do álcool.

“Durante o carnaval, as emergências recebem grande número de cortes de tendão da mão, que ocorrem quando a pessoa alcoolizada cai segurando a garrafa que se quebra e provoca cortes. Pelo fato de estar alcoolizado, muito folião também se envolve em brigas sofrendo traumatismo da face, frequentemente causado por cotoveladas. Além dos acidentes de trânsito, a nossa principal preocupação é com o bêbado que se se fere ao cair num bueiro sem tampa que, sofrendo fratura exposta, tem a pele rasgada permitindo a entrada de todo tipo de bactéria perigosa”, enfatiza Tiago Gomes.

Times na campanha

Na quarta-feira (22/02), a Campanha “Carnaval sem Traumas” estará presente na partida entre os times do Ceará e do Flamengo, pela segunda rodada da Primeira Liga, na Arena Castelão. No jogo, a ser realizado a partir das 19h30, serão expostas faixas da campanha para sensibilizar os torcedores sobre a importância de não combinar álcool e direção.