A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) promoveu,  nos dias 17 e 18 de fevereiro, no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus, o primeiro evento científico da entidade em 2017: o Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas. O encontro contou com aulas dos especialistas Ciro Cid, Henrique Mota Neto, Francisco Machado, Leonardo Drumond, 1º tesoureiro da SBOT-CE, e Vandick de Queiroz Germano, membro suplente do Conselho Fiscal da SBOT-CE.

Ciente da importância do diagnóstico e tratamento adequado da osteoporose e das doenças osteometabólicas para a saúde pública, principalmente no que diz respeito à prevenção a uma segunda fratura (a chamada refratura), o evento abordou os últimos avanços no diagnóstico e no tratamento dessas patologias. O diagnóstico clínico da osteoporose, a interpretação da densitometria óssea, a importância do uso de vitamina D, as fraturas atípicas, a prevenção da refratura e a sarcopenia foram assuntos tratados pelos palestrantes.

IMG_1655 (2)Além do Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, a SBOT-CE também promoverá em 2017 diversas capacitações práticas, no formato Hands on, em Trauma Ortopédico e Fixadores Externos, nos dias 7 e 8 de abril; em Cirurgia do Joelho, nos dias 9 e 10 de junho; em Cirurgia do Membro Superior, nos dias 11 e 12 de agosto; em Cirurgia da Coluna, nos dias 20 e 21 de outubro; e em Cirurgia do Quadril, nos dias 1º e 2 de dezembro. Todos estes eventos serão realizados no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus.

A programação científica de 2017 da SBOT-CE prevê ainda a realização, nos dias 14 e 15 de julho, da 1ª Jornada Caririense de Ortopedia e o tradicional Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE), que, este ano, chega a 21ª edição. O XXI COTECE será promovido entre os dias 21 e 23 de setembro no Seara Praia Hotel e presidido por Fernando Façanha Filho, que também foi eleito presidente do 51º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT), a ser realizado em Fortaleza, em 2019.