Ciente da relevância de atuar junto à sociedade, a diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) participou de duas ações promovidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará em 2015 dentro do Programa Sindicato Cidadão, idealizado pela entidade.

Comemorado no dia 19 de setembro, quando foi fundada a SBOT Nacional, o Dia do Ortopedista foi lembrado na Semana do Ortopedista, em que médicos residentes da Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (RIOT) da SBOT-CE realizaram avaliação para detecção de escoliose em crianças atendidas pela Escola Beneficente de Surf do Titanzinho, localizada no bairro Serviluz, em Fortaleza. A ação ocorreu entre os dias 15 e 18 de setembro dentro das atividades do Programa Sindicato Cidadão e beneficiou ainda familiares das crianças.

No dia 29 de setembro, alunos dos três turnos da Escola de Ensino Médio Virgílio Távora, em Barbalha, no Cariri, assistiram palestras proferidas por ortopedistas sobre “Os cuidados com a postura e uso de mochilas escolares” e “Álcool e direção – uma combinação que pode custar vidas”. Com a distribuição de folders que abordavam as temáticas das palestras, na ocasião, os especialistas Dr. Frederico Machado Alencar, Dr. João Bosco de Mendonça e Silva e Dr. Lindimar Leite Cunha Júnior, também esclareceram dúvidas e realizaram avaliação para detecção de escoliose nos adolescentes com menos de 17 anos. Tanto em Fortaleza quanto em Barbalha, nos casos em que foram detectados problemas, houve encaminhamento para realização de exames radiológicos.

Já no dia 15 de outubro, o vice-presidente da SBOT-CE e presidente da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE), Dr. Tiago Gomes, participou de mais uma atividade do Programa Sindicato Cidadão, do Sindicato dos Médicos do Ceará: o “Outubro Saudável”.

Além dele, estiveram presentes na ação realizada na Praça dos Stressados, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, o diretor de Recursos Médicos Hospitalares da COOMTOCE, Dr. André Silveira, os médicos residentes da RIOT, Dr. Giovanni Andrade, Dr. Yuri Facó e Dr. Levy Machado, e a secretária da SBOT-CE, Elianice Teles.

Os médicos tiraram dúvidas da população sobre problemas osteoarticulares e distribuíram folders com orientações para dirigir com segurança e evitar traumas no trânsito.