Realizado no Seara Praia Hotel entre os dias 04 e 06 de outubro, iniciativa reuniu cerca de 300 participantes, entre médicos, residentes e acadêmicos de medicina

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Ceará, (SBOT-CE), realizou nos dias 04 a 06 de outubro o XXII COTECE, Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará, ação que dissemina as práticas do segmento no estado por meio de palestras e debates com profissionais renomados do Brasil e do mundo. A iniciativa que aconteceu no Seara Praia Hotel reuniu cerca de 300 participantes, considerado recorde de público, segundo a organização do evento.

Além da realização da Jornada Internacional de Cirurgia do Quadril, momento de aprofundamento nas técnicas médicas que envolvem a temática, a edição deste ano contou com a estreia de dois grandes eventos voltados para o segmento: a I Jornada Norte-Nordeste da SBRATE, com temas relevantes à prática esportiva e o I COLIG/CE, Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Ceará, este direcionado para residentes e acadêmicos de medicina.




 

Paralelo ao COTECE deste ano, ocorreu no Salão Edessa, também no Seara Praia Hotel, a eleição da nova diretoria da SBOT-CE para o biênio 2019/2020, Chapa União com participação do presidente eleito, Dr. José Ataulpa Pinheiro Júnior. (foto: Dr. José Ataulpa Pinheiro Júnior) 

Presidentes

A realização do Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará foi regida por grandes nomes da ortopedia e da traumatologia nacional: Dr. Paulo Giordano Baima Colares, presidente do XXII COTECE e I COLIG/CE, Dr. Marcos Girão, presidente da I Jornada Norte-Nordeste da SBRATE e o Dr. Tiago de Morais Gomes, presidente da Jornada Internacional de Cirurgia do Quadril. 

Livro lançado

Durante a primeira noite de evento foi o lançamento o livro "Exame físico ortopédico: do PRODOT para graduação", obra do especialista em ortopedia, Dr. Manuel Bonfim Braga Júnior. Prestigiaram a ação personalidades do segmento, residentes e acadêmicos de medicina. (foto: lançamento livro) 

Melhores trabalhos apresentados

O XXII COTECE premiou aqueles que se destacaram na apresentação dos seus trabalhos científicos durante o COTECE e o COLIG. Com o projeto intitulado Alterações osteo-musculares provocadas pelo exercício resistido em ratos adultos com osteoporose induzida por glicocorticóide, Raquel Felipe de Vasconcelos, Katherine Milhomem de Souza, Daniel Fontenele de Gois, Delane Viana Gondim e Paula Goes Pinheiro Dutra receberam a comenda de melhor tema livre do COTECE.  (foto melhor tema livre COTECE) 

Já o melhor trabalho categoria tema livre no COLIG foi o Deformidades em membros inferiores em pacientes com mucopolissacaridose no Estado do Ceará cuja autoria foi de Paulo Giordano Baima Colares, Maria Clara Farias Barreto Alves, Lara Moreira Teles de Vasconcelos, Victor de Souza Rangel e Lia Bastos Lopes. (foto tema livre COLIG) 

Composição da mesa

O Dr. Tiago de Morais Gomes, O Dr. Paulo Colares, o Dr. Marcos Girão, o Dr. Fábio Krebes, representando os palestrantes nacionais, a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), Dra. Inês Tavares Vale e Melo e o presidente Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes de Araújo Filho, foram as personalidades convidadas a compor a mesa de abertura desta edição do COTECE. 

Open de Tennis

No encerramento do COTECE deste ano, aconteceu a entrega dos prêmios (1º e 2º lugar) categoria A e B do V SBOT-CE Open de Tennis. 

CATEGORIA A

O 1º lugar foi do Dr. Maximiliano Aguiar Porto, que recebeu seu troféu das mãos do Dr. Marcos Girão.   

O 2º lugar ficou com o Dr. Bruno Nogueira, cujo troféu foi dado pelo o Dr. Marcos Girão.   

CATEGORIA B

O Dr. Fernando Façanha Filho entregou o troféu de 1º lugar  para o Dr. Pedro Braga Linhares Garcia. 

Já o troféu de 2º lugar foi entregue para o Dr. Lucas da Paz Higino pelo o Dr. Fernando Façanha Filho. 

Durante o encerramento das palestras, aconteceu o happy hour científico, momento de troca de experiências de uma forma mais descontraída. 

Agradecimento aos palestrantes

Nosso sincero agradecimento a participação dos doutores: Fábio Krebs (RS), Marco Antonio Pedroni (PR), Daniel Maranho (SP), José Octávio Soares Hungria (SP), Sérgio Canuto (AL), Carlos Górios (SP), Paulo Lobo (DF) e Javier Torres (Colômbia) por suas palestras que sem dúvidas, abrilhantaram a realização do nosso COTECE.

Agradecimento as empresas participantes

Para a realização de grandes eventos contamos com grandes parceiros. Estas empresas estão contribuindo para a execução do nosso COTECE:

ACHÉ, ACMED, AGFMEDICAL, APSEN, BIOLAB, CLINICA BOGHOS BOYADJIAN, CEARAMED, CENTRO ORTOPÉDICO, CLINICA TRAJANO ALMEIDA, CONVATEC, COOMTOCE, ELLOMED, MEDTRAUMA, OMNIMAGEM, ORTHOSAIS, ORTHOSERV, ORTOCÁRDIO, ORTOFOR, ORTOGENESE, ORTOPLAN, PROVIDA, SÃO CARLOS IMAGEM, SAMIMAR CORRETORA DE SEGUROS, SHOPPING PROHOSPITAL, SICREDI, TECVITTA RICHARD´S, CLINICA DE IMAGEM UDI e UNIMED.