FOTO: Examinadores da SBOT-CE no TEOT 2015: Dr. Robson Alves, Dr. Clodoaldo Duarte, Dr. Renato Fontenele, Dr. Bertrand Agra, Dra. Christine Muniz, Dr. Henrique César Ribeiro, Dr. Manuel Diógenes e Dr. Tiago Gomes

Formados pela Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (RIOT) do Ceará, Dr. André de Castro Alcantara Carvalho, Dr. Antônio Carlos Lopes Júnior, Dr. Antônio Luiz Vieira Gonçalves, Dr. Jonatas Brito de Alencar Neto, Dr. Marcos Dias Costa Xerez, Dr. Paulo Renan Lima Teixeira, Dr. Pedro Paulo Gomes Viana Filho, Dr. Saulo Rodrigues Moreira, Dr. Thiago Parente Neiva Gomes e Dr. Ulisses Silva Pereira são os mais novos ortopedistas membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Os dez especialistas foram aprovados no exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), promovido pela SBOT durante os dias 8, 9 e 10 de janeiro. Nestes três dias, 778 candidatos foram avaliados por um grupo de 400 examinadores, escolhidos entre professores da especialidade em Universidades de diversos estados brasileiros e os mais experientes profissionais do país. Ao todo, 511 candidatos foram bem sucedidos na avaliação.

Além dos exames tradicionais – o escrito, duas rodadas de exame oral (no qual o candidato é avaliado por meio de casos clínicos), o exame físico (em que são realizados exame físico e manobras que facilitariam o diagnóstico em pretensos pacientes) e a prova de habilidade (na qual o candidato realiza procedimentos cirúrgicos em modelos) – este ano foi criado um novo exame experimental chamado de “Prova de Atitude”. Nela, atores contratado simularam problemas ortopédicos e o candidato conduzia o caso clínico, sendo avaliado pela forma como se dirigia ao ator/paciente e pela aptidão em responder às situações reais criadas por este.

Durante a realização do TEOT 2015, a SBOT contou ainda com o auxílio de soldados do 28º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, que fizeram o papel dos pacientes no exame físico.

Promovido no Royal Palm Plaza, de Campinas, interior de São Paulo, o TEOT 2015 foi a 44ª edição do exame, que serve de modelo para outras sociedades médicas que também aplicam exames de titulação. O rigor do exame para obtenção do TEOT se deve ao fato do título garantir à população que o membro aprovado foi devidamente testado e está plenamente habilitado para prestar um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Para se candidatar ao TEOT, além da graduação em Medicina, são exigidos mais três anos de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.