A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) organizou uma vasta programação científica para 2017. Ciente da importância do diagnóstico e tratamento adequado da osteoporose e das doenças osteometabólicas para a saúde pública, principalmente no que diz respeito à prevenção a uma segunda fratura (a chamada refratura), o Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas será o primeiro encontro a ser promovido pela SBOT-CE este ano.

O evento, que será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus, vai abordar os últimos avanços no diagnóstico e no tratamento dessas patologias. Entre os assuntos previstos estão: diagnóstico clínico da osteoporose, interpretação da densitometria óssea, vitamina D, fraturas atípicas, prevenção da refratura e sarcopenia, que é uma doença osteometabólica associada ao processo de envelhecimento na qual há perda de massa muscular e força, afetando o equilíbrio, a marcha e a capacidade geral de idosos na realização de tarefas da vida diária.

Além do Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, a SBOT-CE também promoverá em 2017 diversas capacitações práticas, no formato Hands on, em Trauma Ortopédico e Fixadores Externos, no dia 8 de abril; em Cirurgia do Joelho, no dia 10 de junho; em Cirurgia do Membro Superior, no dia 12 de agosto; em Cirurgia da Coluna, no dia 21 de outubro; e em Cirurgia do Quadril, no dia 2 de dezembro. Todos estes eventos serão realizados no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus.

A programação científica de 2017 da SBOT-CE prevê ainda a realização, nos dias 14 e 15 de julho, da 1ª Jornada Caririense de Ortopedia, evento fundamental para a expansão da atuação da sociedade no interior do estado, bem como o tradicional Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE), que, este ano, chega a 21ª edição. O XXI COTECE ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro no Seara Praia Hotel e será presidido por Fernando Façanha Filho, que também foi eleito presidente do 51º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT), a ser realizado em Fortaleza, em 2019.

Confira a programação do Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas

Sexta feira (17/02)
18h30-19h: Coffee Break
19h-19h30: Abertura e entrega do material
19h30-20h: Diagnóstico Clínico da Osteoporose – Dr. Ciro José Ferreira Cid
20h-21h: Interpretação da Densitometria Óssea – Dr. Henrique Mota Neto
21h-21h30: Como eu faço – Dr. Henrique Mota Neto
21h30-22h: Casos Clínicos

Sábado (18/02)
8h-8h30: Vitamina D – Dr. Vandik de Queiroz Germano
8h30-8h45: Fraturas Atípicas – Dr. Leonardo Rocha Drumond
8h45-9h: Prevenção da Refratura – Dr. Leonardo Rocha Drumond
9h-9h30: Sarcopenia – Dr. Francisco Machado
9h30-10h – Cofffe Break
10h-11h: Casos Clínicos